As Guerras do Trigo: Uma história geopolítica dos cereais

€23,70

As Guerras do Trigo: Uma história geopolítica dos cereais

Scott Reynolds Nelson

A guerra que Putin impôs à Ucrânia trouxe os cereais para o primeiro plano das preocupações mundiais. Sempre que as rotas do trigo, mais antigas do que a palavra escrita, são bloqueadas ou redireccionadas, os armazéns esvaziam-se e surge a ameaça da fome. Os impérios modernos prosperaram no controlo do pão. O historiador Scott Reynolds Nelson faz neste livro o levantamento de como ao longo de séculos os cereais foram um agente silencioso de revoltas e revoluções, de agressões militares e convulsões sociais. A situação actual é apenas mais um episódio numa longa e dramática história. Não por acaso, este livro começa em Odessa, ponto nevrálgico da distribuição de cereais.


« As Guerras do Trigo é a melhor obra de História que li em muito tempo. Com inteligência e sensatez, revela como conspiradores e chefes de Estado, trabalhadores e empresários, filósofos e economistas, transformaram a disputa humana pelo pão de cada dia em guerras e impérios, revoluções e conquistas, banquetes e fomes. Esta obra conduz os leitores desde os celeiros e as antigas rotas comerciais da Europa até à Guerra Civil dos EUA e ao fim da escravatura, à fundação de impérios, aos massacres da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa e, finalmente, ao nosso mundo contemporâneo, interligado e profundamente desigual. Pelo caminho, Scott Reynolds Nelson dá-nos a conhecer os indivíduos que fizeram e refizeram este mundo. Alguns são novos e bem-vindos desconhecidos, e outros – como Abraham Lincoln e Vladimir Lenine – são apresentados de uma forma tão diferente que é como se os encontrássemos aqui pela primeira vez.»

Andi Zimmerman,
Universidade George Washington


€23,70
+
-
Apenas 100 exemplares restantes deste livro

Título: As Guerras do Trigo: Uma história geopolítica dos cereais
Autor: Scott Reynolds Nelson
Título original: Oceans of Grain
Tradução: Sara Veiga

Edição original: Basic Books
Revisão: GoodSpell
Design e paginação: Pedro Serpa
Fotografia da capa: Bulent Kilic, AFP / Getty Images [Tanques ucranianos numa seara, perto da aldeia de Debaltseve, região de Donetsk, leste da Ucrânia, em Julho de 2014.]

Nº de páginas: 382
Formato: 130mmx230mm
Tipo de capa: brochada
ISBN: 978-989-33-3271-9

© 2022, Livros Zigurate. Todos os direitos reservados.

Pode também estar interessado em